A Torre de Babel

Antigo testamento, Genesis Capítulo 11:6 -8

6 E o SENHOR disse: «Eles constituem apenas um povo e falam uma única língua. Se principiaram desta maneira, coisa nenhuma os impedirá, no futuro, de realizarem todos os seus projetos.
7 Vamos, pois, descer e confundir de tal modo a linguagem deles que não consigam compreender-se uns aos outros.»
8 E o SENHOR dispersou-os dali por toda a superfície da Terra, e suspenderam a construção da cidade.

Parece que o plano do Senhor deu certo por algum tempo, tipo uns 2000 anos, mas cada vez mais pessoas sabem falar inglês. Será que no futuro conseguiremos realmente realizar todos os nossos projetos ou o Senhor vai pregar outra pegadinha na gente?

Por que eu citei isso? Hoje vou falar um pouco sobre a minha empresa e sobre curiosidades linguísticas.

Minha empresa chama-se vanceinfo e é uma tercerizadora de serviços de TI. No prédio onde eu trabalho nós testamos a localização dos softwares de diferentes empresas, isto é, adaptá-los do ingles para as diversas línguas e culturas espalhadas pelo mundo. Eu tenho uma folha aqui com 54 idiomas diferentes, então imaginem 54 pessoas de países diferentes trabalhando junto na mesma empresa. Por isso a referência com a torre de Babel. Eu trabalho no quinto andar no qual não tem tanta diversidade (infelizmente), porém o sexto andar é onde você pode ver as mais diferentes culturas juntas. Muitos deles levam bandeirinhas do seu país e colocam em cima de seus desktops. Por enquanto, as únicas pessoas de países que tive oportunidade de conversar mais na empresa foram: China, Hong Kong, Taiwan, França, Romênia, Espanha, Índia, Ucrânia, Rússia, Turquia, Alemanha e República Checa. Mas a lista é bem maior =)

Curiozidades bizarras sobre linguas. Grego, Russo, Ucraniano e Búlgaro e a língua da Macedonia (não sei dizer) utilizam alfaboto cirílico. Quanto a Grécia, Rússia e Ucrânia até que é óbvio, mas Bulgária e Macedôna foi surpresa. A escrita Thailandesa é tão bizarro quanto Árabe, Farsi e Hebreu. Sobre a China… existem um monte de dialetos por aqui, porém o que é mais falado é o Mandarim. No sul da China se fala o Cantonês e em Shanghai o Shangaines? (será que é assim mesmo que se diz?). Fora os dialetos específicos de cada província. Em Taiwan acho que fala-se Mandarin, porém para escrita eles utilizam os caracteres tradicionais, não o simplificado.

Outra coisa que me chamou a atenção é que em beijing (capital) eles tem um sotaque com o ‘R’ bem forte. Às vezes eles colocam um ‘R’no final das palavras, por exemplo, Hua (flor) eles falam Huar. Estranho que para eles é o sotaque da capital e para nós esse ‘R’ forte é o sotque do ‘interiorrrr’, daqueles que falam ‘Porrrrrta’.

Bom… acho que já falei de mais, até a próxima.

Anúncios

Sobre manualdocorpo

About:blank
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

8 respostas para A Torre de Babel

  1. Vine disse:

    nóissa, Julio Junior fazendo citações bíblicas? esse intercâmbio tá te mudando mesmo, huh? heheh…

  2. Carol Tissot disse:

    Porrrrta hahahaha!

    Nice post, Zulio!

    Beijos

  3. Guto disse:

    A pergunta que nao quer calar: sera que o Cirilo escrevia em alfabeto cirilico na escola?

  4. Mel disse:

    hahahaha, isso do sotaque realmente é ótimo. eu passei o finde falando “leite quente que arde os dente” pq os tugas achavam hilário. hahahahaha

    E essa torre de babel é muito massa! a longo prazo, faz a gente crescer um monte. 😀

  5. Matheus disse:

    o bagulho eh se entrosar… pega um play 3 e xama todo mundo pro winning.. coloca o brasil nas cabeças e ja eras.. vai vira idolo no predio iauheduahe

  6. Sandra Chao disse:

    Isso! Pessoas em Beijing falam muito `R`na final das pravras!
    No sul de China e em Taiwan pessoas falam mais aparecido.

  7. Sandra Chao disse:

    As Pessoas na maioria de Ásia acham que melheres com mais `branco`pele, mais bonita! Por isso, as mulheres na Ásia estão com medo do sol e usam sombrinhas muito!!

  8. Gabriela disse:

    Oii!
    Tambem sou da AIESEC e tambem estou na China…ha 4 e longos meses!
    Bem vindo!!!
    Beijos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s