Bem vindo a China

Desculpem a demora do primeiro post, mas eu tenho preguiça e pra ajudar eu tinha muita coisa pra fazer no ínicio.

Tem muita coisa diferente aqui. Algumas boas, outras ruins, outras simplesmente diferente. O primeiro post vou comentar as coisas que saltam os olhos.

A primeira coisa que eu notei quando cheguei na china foi a poluíção. Logo que tu desce do avião tu já sente o ar diferente. Parece que ele é mais “pesado” e no ínicio tinha um cheiro estranho, mas em 10 minutos tu já ta acostumado. Beijing também é muito seca. Isso tem vantagens e desvantages. O bom é que meu problema de suar de mais ta curado. Eu praticamente não suo e tu não fica com as famosas “pizzas” de baixo do braço. O ruim é que tua pele resseca e teus labios ficam um pouco rachados e tu também sente muita sede.

No aeroporto tinham 3 meninas da AIESEC me esperando e, como eu já sabia, nada de beijos e abraços por aqui. Na empresa, por ser cheia de estrangeiros as vezes alguns apertam a mão quando te conhecem. Mas de manhã ou quando tu se encontra com alguem é só o “Hey” e algum aceno com a mão.

No ônibus olhando pela janela já notei outra coisa diferente. As mulheres usam guarda-chuva quando ta sol. Dizem que aqui é muito claro quando tem sol, mas eu só peguei dias nublados até agora ou com o céu estranho (eles tem uma palavra pra quando não tem nuvens mas o céu nao ta limpo).

Nota mental. Nunca mais reclame do trânsito em Porto Alegre. Comparado com aqui, nós somos gentis e civilizados. Atravessar a rua é muito engraçado. Quando ve que paro de vir carro tu anda um pouco, para no meio da rua, anda mais um pouco, recebe uns buzinaços, e depois tu chega são e salvo no outro lado. Não sei como não tem acidentes. Tem algo mágico que faz com que ninguém se bata. As bicicletas não é mito. É fato. Elas estão por todas as partes. Eles tem um cadeado que colocam na roda de trás e deixam elas em grandes “estacionamentos” de bicicletas. Da primeira vez que vi pensei que fosse um lixão de bicicletas, porque elas são quase sempre um pouco velhas e sujas.  Por falar em bicicletas, as paredes dos prédios são sempre sujas porque eles entram neles com as bicicletas pegam o elvador e deixam elas escoradas no corredor. No meu andar tem 2 bicicletas e uma scouter sempre escoradas. Ah! Outra coisa bizarra é que eles andam de bicicleta e scouter dentro do prédio. Não é tão comum, mas esses dias eu tava chegando em casa e quando abri a porta do prédio veio uma menina andando de scouter e saiu de boa enquanto eu segurava  aporta pra ela.

A comida chinesa é muito diferente. Eu gosto de comida apimentada, portanto eu gostei. Mas aqueles que não são muito de temperos terão dificuldades por aqui. No restaurante da empresa sempre tem algo no meu prato que eu não sei o que é. Minha política é “coma primeiro, pergunte depois”. Eles tem muitos vegetais que eu não sei o nome nem em português. Aqui eles não servem a comida num prato grande e vamos arranjando as porções no mesmo. Cada coisa tem o seu pratinho e tem uma sopinha que é tipo “a bebida” que tu toma junto com a comida. O arroz é sempre empapado e tem também um pãozinho que é feito no vapor e parece cru. Eu nunca comi, mas ocidentais disseram pra mim que é ok. Quanto aos gafanhotos, escorpiões cachorros e etc. é mito! Algumas provincias específicas tem isso e só se tu for em lugares muito particulares tu vai encontrar. A comida do dia-a-dia é vegetais e carnes ou só vegetais misturados e arroz. Garfo e faca também não existe. É palitinho e uma colherzinha estranha. Na minha casa tem talheres ocidentais porque moro com 5 ocidentais.

Puxa a China é tão diferente que eu já escrevi tanto e apenas falei de coisas que saltam aos olhos. E ainda não terminei. Não falei nada de mim, da casa, trabalho, etc.

Pra não ficar muito longo vou parar por aqui. Fica pra próxima

Abraço!

Anúncios

Sobre manualdocorpo

About:blank
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

5 respostas para Bem vindo a China

  1. Oi Júlio,

    Fiz estágio pela AIESEC Porto Alegre em 2003. Vou acompanhar teu blog. Boa sorte aí (e paciência para aguentar os chineses!) 🙂

  2. Davi disse:

    Dae cara,
    muito legal o primeiro post. Segue contando o que te vêm a mente. Mesmo que sejam varios posts por dia.
    No mexico eu tinha problema com a humidade. A vantagem é que tu pode lavar uma calça jeans de manhã e usar de tarde. E com o calor nao tem o que fazer. Por falar nisso, no verão como suaa bunda né? Hahahaha.

    Abraço!

  3. Gui disse:

    HEUAHAE eh nois xingling

  4. igor disse:

    as mulheres usam guarda-chuvas pra se proteger do sol, não pq eh claro, e sim pq elas não querem ficar bronzeadas! Pra eles, mulher bronzeada=mulher do campo e ninguém quer ser vista como colona ou algo assim 🙂

  5. Miguxo disse:

    Oi miGuxo!
    AdOrEi tEu BlOg!!!
    DÁ UmA PaSsAdInHa nO mEu tÁ?
    AUHEuAHEuhAUHEuHAEUhUAHEuhUAHE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s